Aprender a tocar guitarra é difícil?

Aprender a tocar guitarra é algo difícil?

Montar um acorde ou executar algumas notas com a mão esquerda e tocar as cordas com a mão direita (ou com auxílio de uma palheta). Na teoria, isso parece ser algo bem simples, não? Claro, com certa prática e estudo constate.

O aprendizado de um instrumento musical como guitarra elétrica ou violão, por exemplo, na realidade não é algo difícil, o problema é o que vem durante o processo: os obstáculos e os desafios que o estudante terá que enfrentar e como os enfrentará.

É isso que separa aquelas pessoas que começam a estudar guitarra e em pouco tempo já conseguem tocar e fazer solos daquelas que estão há meses ou anos e não saem do lugar.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Mas há também outros elementos que influenciam na evolução do seu aprendizado, tais como a capacidade de aprendizado que uma pessoa possui, o seu ouvido musical (que, claro, pode ser desenvolvido), entre outros.

É por esse e outros motivos que vemos uma pessoa que começou a fazer um curso de guitarra agora e já está bem evoluído e outro que iniciou antes dele mas encontra-se estagnado.

E, também, é por esse e outros motivos que muitos acreditam que aprender a tocar guitarra é uma coisa difícil.

Principais obstáculos ao aprender a tocar guitarra

Vamos conhecer alguns dos principais obstáculos que podem fazer com que você acredite que aprender a tocar guitarra é difícil.

1 – Motivação

Um dos principais obstáculos na hora de fazer um curso de guitarra online ou presencial é a falta de motivação.

É bem comum iniciar seus estudos com toda a empolgação do mundo e depois de alguns dias elas simplesmente sumir.

Sem motivação, toda vez que você pegar sua guitarra (isso se conseguir tirá-la da capa) não conseguirá fazer nada.

2 – Falta de tempo

Quando você não consegue separar um tempo para estudar regularmente, então nunca conseguirá progredir. Com isso, você estuda 2 horas num domingo e nada nos outros dias e não consegue fazer uma pestana com um som limpo, por exemplo.

Ou estuda por horas a fio apenas um dia na semana um solo, mas parece que nunca conseguir evoluir.

Então pode colocar o problema nas aulas, no instrumento, etc. Mas não quer enxergar que é a falta de tempo o obstáculo que precisa ultrapassar para ter melhores resultados no estudo da guitarra.

3 – Querer resultados para ontem

É comum para quem está aprendendo a tocar guitarra agora querer resultados imediados. Ainda mais com as coisas hoje em dia sendo entregues em tempo hábil. Mas o estudo de qualquer tema (ainda mais de algo exija o desenvolvimento de alguma prática) é e sempre será algo que leva tempo.

Claro que esse tempo pode ser maior ou menor de acordo com as capacidades de aprendizagem de uma pessoa, como já mencionamos.

4 – Não ter um objetivo claro

Quando você inicia seus estudos na guitarra é importante saber o motivo disso: é apenas um hobby? Quer viver da música? Quer tocar uma banda? Para ter algo que acompanhe seu canto?

Descobrir o motivo (oi motivos) que o levou a querer estudar guitarra te ajudará a sempre manter sua motivação a fim de conquistar esse objetivo.

Toda vez que você pensar em desanimar, então olhará para esse seu “alvo” e conseguirá se manter firme.

O “segredo” para aprender a tocar guitarra

Aprender a tocar guitarra é uma jornada que requer dedicação, foco e determinação. Os grandes guitarristas e professores de guitarra, quais fazem você ficar admirado achando que é muito fácil tocar guitarra, na realidade tocam há anos e estão sempre se aprimorando.

A gente nunca para de aprender, esse é um grande fato. E se você quer 5 dicas para aprender a tocar guitarra vou deixar aqui um link de outro artigo, clique aqui.

Claro que é possível começar a tocar suas primeiras músicas e solos a guitarra em poucos meses. O entanto, guitarristas como Eric Clapton, Jimmy Page, Robert Johnson, Eddie Van Halen, B.B. King, etre outros, dedicaram uma vida inteira aprendendo a tocar guitarra para chegarem onde estão.

Por isso, não perca o ânimo se em algumas semanas não estiver tocando como eles. Você pode não estar notando, mas a cada dia que dedica-se ao seu curso de guitarra online ou presencial estará mais perto dos seus objetivos.

Mas, então, isso quer dizer que aprender a tocar guitarra é difícil?

Claro que o começo não são flores, mas conforme for estudando as coisas se tornam mais fáceis. É necessário praticar bastante, mas é algo compensador.

Por exemplo: pode ser difícil no começo fazer acordes com pestana ou usar a técnica de palhetada alternada eficazmente. Mas conforme você pratica todos os dias irá evoluindo.

O sucesso para tocar esse e qualquer outro instrumento está na disciplina para estudar, somete assim chegará aos resultados desejados.

Tocar guitarra elétrica, além de ser uma atividade prazerosa e que trará mais felicidade para sua vida, ainda é uma oportunidade de mostrar todo seu potencial e, quem sabe, tornar um guitarrista profissional, vivendo disso.

Caso você queira tocar guitarra, mas ainda não teve a oportunidade. Estou deixando aqui nossa indicação do melhor curso de guitarra online, clique aqui e acesse o curso.

Resumo do Artigo Aprender a tocar guitarra é difícil?

  • Principais obstáculos ao aprender a tocar guitarra
  • 1 – Motivação
  • 2 – Falta de tempo
  • 3 – Querer resultados para ontem
  • 4 – Não ter um objetivo claro
  • O “segredo” para aprender a tocar guitarra

One thought to “Aprender a tocar guitarra é difícil?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *