Os 5 benefícios em tocar um instrumento musical

Quem nunca sonhou em tocar um instrumento musical ou mesmo ficou admirado ao ver alguém tocando?

Existem muitos benefícios em se aprender um instrumento musical. E a seguir conheceremos os 5 benefícios em tocar um instrumento musical.

Mas você sabia que tocar guitarra, violão, piano, etc… Não é apenas algo prazeroso e divertido, mas influi em seu psicológico e emocional?

Por isso que muitos pais costumam colocar seus filhos para aprender a tocar desde pequenos.

Mas saiba que para a música nunca é tarde.

Há estudos que mostram que pessoas na terceira idade que começam a aprender a tocar podem usufruir dos mesmos benefícios, dentre os quais a melhora na pressão arterial.

Pois bem, agora vamos ver quais são os 5 Benefícios em Tocar Um Instrumento Musical que listei aqui para vocês.

Caso ainda não tenha um instrumento, escolha hoje o seu e comece a viver esse benefício. Vou deixar aqui o link da nossa loja online.

1 – Melhora sua memória

Um dos incríveis benefícios de tocar um instrumento musical é poder melhorar sua capacidade de memória.

É como se o seu cérebro recebesse mais capacidade de armazenamento, mais “espaço para guardar coisas”.

Ainda, estudos recentes mostraram que quando você toca um instrumento isso também libera algumas proteínas que fortalecem as capacidades mentais.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

2 – Melhora sua inteligência

Tocar um instrumento também melhora a inteligência, pois, além de contribuir para uma memória melhor, isso desenvolve também a sua inteligência espacial (capacidade para perceber em detalhes o mundo e conseguir construir imagens mentais dos objetos) e as suas habilidades de linguagem.

Mas qual a importância disso? Isso é importante para te ajudar a solucionar desde coisas mais complexas como problemas matemáticas, coisas do cotidiano como dirigir um caro, etc, até coisas mais simples como preparar um prato de comida.

Num estudo realizado com crianças de seis anos, onde elas foram instruídas em música por 15 meses, fora constatado que todos eles apresentaram mudanças na sua anatomia cerebral.

Praticar um instrumento também irá melhorar sua criatividade. E desse benefício muitos já devem saber, não é mesmo? Pois a música te permite criar e recriar. Ela te faz enxergar além.

Conta-se que muitos empresários bem sucedidos aprenderam a tocar um instrumento musical desde muito cedo.

3 – Desenvolve ou melhora a sua disciplina

Quem toca sabe como essa atividade ajuda na disciplina, afinal de contas é necessário estudar e praticar diariamente a fim de se chegar ao ponto desejado e continuar evoluindo.

E quando você começa a tocar com outras pessoas a disciplina é ainda mais necessária nos ensaios.

4 – Te ajuda a ter um melhor desempenho nos estudos

Você sabia que pessoas que estão envolvidas com música conseguem ter um aprendizado muito mais eficiente?

E isso porque tocar te ajuda a desenvolver os dois lados do cérebro: um responsável pelas emoções e o outro responsável pela lógica.

Nesse caso, dentre os benefícios de tocar um instrumento musical estão ter maior capacidade de compreensão, maiores habilidades matemáticas e uma aprendizagem mais fácil.

5 – Benefícios sociais

A música conecta as pessoas, esse é um fato incontestável. Ainda mais quando essas pessoas tocam um mesmo estilo musical (jazz, blues, rock, pop, mpb, etc). Inclusive, pessoas que tocam são mais sociáveis em outros locais como no trabalho, na escola, na faculdade, etc.

Entre os 5 benefícios em tocar um instrumento musical está os benefícios sociais que ele pode trazer.

E se você ainda não tem um curso de violão, vou deixar aqui a indicação do melhor curso de violão do mercado, clique aqui.

O processo realizado pela mente e pelo corpo para desenvolver as habilidades musicais necessárias para se aprender a tocar é semelhante ao que acontece quando vamos aprender a nos comunicar.

Logo, ao treinar música constantemente, suas habilidades para se expressar melhoram significativamente.

Outras habilidades que também são desenvolvidas ao se aprender um instrumento musical são a gestão do tempo, a organização, a cooperação e até mesmo habilidades de liderança.

Ainda, para tocar é necessário que se tenha também perseverança e organização, já que esse é um processo que exige tempo e constância. Logo, essa é uma excelente forma se trabalhar essas habilidades em sua vida e conseguir conquistar seus objetivos.

Resumo do Artigo Os 5 Benefícios em Tocar Um Instrumento Musical

  • 1 – Melhora sua memória
  • 2 – Melhora sua inteligência
  • 3 – Desenvolve ou melhora a sua disciplina
  • 4 – Te ajuda a ter um melhor desempenho nos estudos
  • 5 – Benefícios sociais

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *