Curso de violão online vale a pena?

Será que vale a pena fazer um curso de violão online?
Então você conseguiu um violão e agora quer aprender a tocar esse maravilhoso instrumento.

No entanto, não dispõe de muito tempo para frequentar aulas presenciais ou não há um professor ou escola disponível em sua localidade. Nisso, a solução é fazer um curso de violão online.

Mas será que vale a pena mesmo? Os resultados são os mesmos de fazer um curso presencial?

Outro dia me deparei com uma pessoa que tinha essa mesma dúvida, sendo que o problema dela era a falta de tempo e também por achar que as aulas presenciais não seriam muito viáveis financeiramente (cada caso é um caso).

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebbok

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Não lhe dei uma resposta direta, pois não há. Mas o que fiz foi passar algumas orientações importantes para que ela mesma conseguisse identificar se valia a pena fazer aula de violão online.

E hoje aqui passarei essas mesmas orientações para você, só que de uma forma mais abrangente.

Curso de violão online: vale a pena? É possível aprender a tocar assim?

Atualmente temos visto muitos cursos de violão sendo oferecidos na modalidade EAD (que é o ensino a distância). E isso tem sido maravilhoso, pois é algo que quebra as barreiras da distância (e de preço também) e tem ajudado muitas pessoas a realizarem o sonho de aprender como tocar violão.

Mas, como nem tudo são, flores, existem também alguns probleminhas. Mas já adianto que, como boa notícia, há como solucionar esses probleminhas.

Então, qual seria o primeiro problema? O primeiro é a falta de foco. E o podemos ter como principal problema.

Muitas pessoas que fazem aula de violão online não conseguem manter o ritmo, a constância. Podem começar indo bem nos primeiros dias, mas depois se distraem, perdem o foco, a determinação, o “embalo” se vai. E como não há um professor ali cobrando, então, se você não consegue se organizar e não consegue estudar sozinho, isso pode ser um perigo.

Se manter o foco é um problema para você, si distrai facilmente e sente que não é capaz de conseguir estudar assim, é importante repensar não apenas isso, mas a sua vida no geral.

Mas por que isso?

Ora, mesmo que você faça aulas presenciais, o restante deverá ser feito em casa, a prática efetiva é em sua casa e não na sala de aula, ainda mais porque será apenas 1 hora de aula por semana.

O segundo problema é o acesso a um material bastante vasto de uma só vez. Pois num curso online você pode “passear” por todo o conteúdo, acabar ficando empolgado e pular aulas importantes. Aulas essas que devem ser seguidas na ordem como estão ali.

No entanto, aqui a solução é se controlar e manter o foco, assistindo as aulas uma de cada vez e de acordo com o que é proposto no curso. Tentar colocar seu objetivo sempre diante de você: aprender esse instrumento musical versátil e de sonoridade tão incrível.

Por que vale a pena aprender a tocar violão online

Imagine, hoje em dia a mensalidade mais barata para um curso de violão presencial gira em torno de R$ 200,00 (com uma aula por semana de 1 hora). Ou seja, você só poderá ver o professor uma vez por semana, tendo que treinar os outros dias em casa.

Agora, fazendo as contas, para você conseguir a tocar violão de forma efetiva num curso presencial, terá que estudar por pelo menos 1 ano a 1 ano e meio. Isso fecha um investimento de R$ 3.600,00. E o valor ainda pode variar de acordo com a mensalidade praticada na sua região.

Mas a boa notícia é que o curso online geralmente custa bem menos do que isso e você tem acesso a todo o conteúdo, podendo estudar num horário que encaixe melhor na sua agenda. Há pessoas que estudam quando chegam do trabalho, outras antes de irem para a escola, trabalho ou faculdade, etc.

O legal do curso online é que você pode estudar mais do que apenas 1 hora por semana, você pode estudar 1 hora por dia ou mais em casa. O importante é sempre contar com um bom material, seja em vídeo, em apostila, etc.

E quanto aos vídeos do Youtube?

As aulas do Youtube são sempre bem-vindas, mas elas não te ajudarão a aprender a tocar violão online como deveria.

“Mas como assim?”, talvez você esteja perguntando agora.

Veja, as aulas do Youtube não são feitas de forma esquematizada, não tem o objetivo de te mostrar como tocar o violão, mas apenas apresentam uma e outra técnica e também uma e outra música. Assim, você aprende a tocar como aquele músico está tocando, mas não sabe ao certo “o que está fazendo” e como fazer isso em outras músicas.

Por exemplo: você aprende a tocar uma música e depois outras e daí faz um repertório. Mas não consegue passar essas músicas para outras vozes, com outra afinação, não consegue tirar músicas de ouvido, não consegue criar solos, improvisar, não sabe como treinar pestanas e tirar um som limpo do violão, como montar vários acordes ao longo do braço do instrumento, etc.

Já que, fazendo uma comparação, o objetivo ali é “te passar uma receita” e não te ensinar como se tornar um cozinheiro profissional e depois experimentar e montar seus próprios pratos.

Conclusão

Se tocar violão realmente for o seu sonho, então você não terá problemas como falta de ânimo ou de foco. Pode ser que uma vez ou outra isso aconteça, mas saberá como dar a volta por cima e continuar persistindo para realizar esse sonho.

Do mesmo modo, você saberá se organizar e não pular aulas ou se atrapalhar com os conteúdos. Logo, com essa garra, vale muito a pena sim fazer um curso de violão online.

Quer um curso de violão online que vale a pena?

Caso você queira tocar violão, mas ainda não teve a oportunidade. Vou deixar aqui minha indicação do melhor curso de violão online, clique aqui e acesse o curso.

Resumo do Artigo Curso de violão online vale a pena

  • Curso de violão online: vale a pena? É possível aprender a tocar assim?
  • Por que vale a pena aprender a tocar violão online
  • E quanto aos vídeos do Youtube?
  • Conclusão

2 thoughts to “Curso de violão online vale a pena?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *