5 Dicas Para Aprender a Tocar Guitarra

Então você decidiu aprender a tocar guitarra? Excelente escolha de instrumento musical!

Com a guitarra, além de acompanhar o canto e poder tocar numa banda, por exemplo, você pode criar ou executar solos e até mesmo fazer harmonia e melodia ao mesmo tempo. Nesse caso, há como tocar como guitarrista base ou guitarrista solo.

A guitarra é um instrumento bastante versátil e, ao contrário do que muitos pensam, não é difícil de aprender. E com as dicas que te apresentaremos aqui hoje, seu aprendizado será ainda mais eficiente.

E se você acha que acha que aprender a tocar guitarra é difícil vou deixar aqui o link para um artigo que fiz, clique aqui.

1 – Não se preocupe com velocidade agora

Especialmente durante suas primeiras aulas de um curso de guitarra online ou presencial, não se preocupe com a velocidade. Preocupe-se com a consistência e em executar bem cada exercício.

Muitos estudantes de guitarra elétrica acabam querendo já tocar as músicas numa velocidade igual à dos guitarristas que admiram, mas isso só atrapalhará sua evolução no instrumento. Você ainda não desenvolveu a técnica necessária para isso, mas muito em breve desenvolverá.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Uma pessoa que nunca praticou exercícios físicos antes não pode chegar no primeiro dia na academia e já fazer um treino intenso, pois seu corpo não suportaria. É necessário começar com exercícios de aquecimento, depois seguir para treinos mais leves e, com o tempo, ir aumentando a dificuldade. Do mesmo modo é ao aprender a tocar guitarra.

Sempre que for praticar algum exercício ou treinar escalas, por exemplo, use o metrônomo num andamento mais devagar: 50 BPM, 60 BPM, etc. Conforme você for dominando o exercício e sentindo segurança, então aumente pouco a pouco o andamento no metrônomo.

2 Escolha um bom instrumento

Você não precisa comprar a guitarra mais cara da loja, mas também não é viável levar a mais barata.  Adquira um instrumento que seja razoável, com uma boa sonoridade e que fique com você por um bom tempo sem dar muitos problemas: desafinação, som com trastejamento, captador ou chave gerando ruído, etc.

Para isso você pode fazer pesquisas em sites, ver reviews, comparativos, vídeos de pessoas tocando uma e outra guitarra, etc. E isso vale tanto para quem for comprar uma guitarra online quanto para quem pretende ir até uma loja, pois facilita muito a sua vida.

Há também como adquirir um bom instrumento usado, apenas atente-se para verificá-lo bem e levar um amigo com mais experiência que você para checar a guitarra. Em muitos casos, há instrumentos usados que vale mais a pena investir do que seria comprando um instrumento novo pelo mesmo valor.

3 – Apenas com a prática chegará onde precisa chegar

Quando aprendemos a escrever as primeiras palavras na escola, foi com a prática diária que dominamos cada letra. Do mesmo modo, apenas com a prática regular da guitarra você conseguirá evoluir.

No começo você pode encontrar dificuldades: pode ser difícil montar um acorde e fazê-lo soar com um som limpo, pode ser que você não esteja conseguindo fazer a troca de acordes no tempo ou que a sua palhetada ainda não esteja precisa. Mas nunca diga que não sabe e que não pode, todos os que fizeram um curso de guitarra se depararam com esses problemas também.

Elimine esse pensamento da sua cabeça e, ai invés disso, pense “eu ainda não sei fazer isso” ou “eu ainda não consigo fazer isso”.

Agora você pode ter dificuldade com uma coisa e outra, mas conforme for treinando, praticando, essa dificuldade será vencida. E é somente com a prática que você supera os obstáculos quando estiver aprendendo a tocar guitarra.

Já ouviu falar sobre a “teoria das 10.000 horas”? De acordo com ela, você precisa ter pelo menos 10.000 (dez mil) horas de treino/estudo em algo para se tornar bom naquilo.

Claro que a coisa não é bem assim para aprender a tocar guitarra, pois você consegue tocar algo já com bem menos tempo que isso. Esse número apenas simboliza que o tempo de prática e estudo é algo valioso.

Mas as pessoas que tem isso ou mais de estudo nesse instrumento musical se tornam muito mais habilidosas.

4 – Não complique sua vida, comece por coisas simples

Boa parte das pessoas que querem aprender a tocar guitarra sonham em tocar como seus músicos favoritos. E, por isso, muitos deles acabam escolhendo músicas mais complexas para começar: que exigem muitas técnicas, que tenham muitos solos, acordes, etc. E esse é um grave erro.

Se você praticar uma música fácil na guitarra agora e conseguir tocá-lo do começo ao final, então estará progredindo gradativamente. E isso ainda te dará mais motivação para seguir estudando.

Agora, se você for estudar uma música difícil, então poderá demorar mais para conseguir tocar alguma coisa no instrumento e, também, ainda poderá ficar estagnado ao surgir a necessidade do uso de alguma técnica mais avançado, por exemplo.

5 – Aprenda e aplique

De nada adianta você estudar algo agora e não aplicar imediatamente na guitarra. Um curso de guitarra online ou presencial funciona assim.

Uma dica importante aqui é que você treine e estude assuntos e técnicas que possa aplicar numa música que deseja tocar na guitarra elétrica.

Vai estudar um solo de guitarra? Então treine palhetada alternada, faça exercícios com a mão esquerda, etc. Pretende tocar uma música na guitarra para acompanhar um cantor ou a si mesmo? Então treine os acordes da música, a batida, a troca de acordes, treine junto com a música original, etc.

E lembre-se de que é a prática que te levará a perfeição no aprendizado desse instrumento.

Resumo do Artigo 5 Dicas Para Aprender a Tocar Guitarra:

1 – Não se preocupe com velocidade agora;
2 – Escolha um bom instrumento;
3 – Apenas com a prática chegará onde precisa chegar;
4 – Não complique sua vida, comece por coisas simples;
5 – Aprenda e aplique.

2 thoughts to “5 Dicas Para Aprender a Tocar Guitarra”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *