Como escolher um violão para iniciante?

Escolher um violão para iniciante geralmente é uma tarefa complicada? Hoje aqui nós descomplicaremos isso.

Aprender como tocar violão é algo incrível: melhora seu humor, estimula sua criatividade, melhora suas capacidades cognitivas como atenção, memorização, foco, etc (sendo isso comprovado cientificamente por meio de estudo feito na Society for Neuroscience nos EUA).

Sem contar também o prazeroso que é a música em nossas vidas. Inclusive temos um artigo incrível que fala porque tocar violão? Vou deixar o link clique aqui para acessar todo conteúdo.

Mas a jornada também tem suas “pedras no caminho”. Tudo na vida apresenta dificuldades. E no que diz respeito ao violão, além das dificuldades que surgem no aprendizado (mas que podem ser vencidas), há também dificuldades na hora de escolher um bom instrumento.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Fabebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Por isso que o artigo de hoje buscará clarear o caminho para você. Te ajudaremos a escolher um bom instrumento, dentro da sua realidade, para começar com suas aulas de violão.

Como escolher seu primeiro violão: primeira dica importante

Lembro como se fosse ontem, um amigo meu adquiriu seu primeiro violão, estava feliz da vida com o instrumento. Começou a fazer aulas e em não muito tempo já estava tocando e cantando na igreja e em pequenos eventos gospel que tinham na região.

Mas o violão dele era bom?

Na realidade era um dos mais baratos que existiam naquela época e o som não era uma maravilha. No entanto, era o que ela poderia comprar naquele momento e foi com ele que o meu amigo conseguiu aprender a tocar e hoje toca muito bem (e, claro, tem um instrumento muito melhor).

Mas o que quero dizer com isso é que você deve adquirir um instrumento que esteja dentro da sua realidade financeira (ou da dos seus pais, caso sejam eles que comprarão o instrumento). E, também, não fique adiando a compra porque não possui dinheiro suficiente para comprar um “violão top”.

Se você sair por aí e perguntar a história de muitos músicos, verá que eles não começaram com equipamentos caros. Mas o que importou foi que eles começaram, isso é o mais importante.

Ok, mas qual violão escolher dentro da minha realidade financeira?

Não recomendo que você gaste muito dinheiro no seu primeiro violão, pois você não sabe ao certo o objetivo de querer tocar violão ou mesmo se seguirá com o instrumento (o que eu espero que sim).

Não direi para você comprar o violão mais barato, mas também não recomendarei instrumentos caros.

Muitos de nós conhecemos a história de um baixista que começou tocando violão, depois passou para a guitarra e, por fim, agora toca contrabaixo. Veja, o violão foi extremamente importante para sua introdução musical, mas depois seu caminho mudou.

Por outro lado, existem violonistas que começam tocando violão e seguem a vida inteira no instrumento, se tornando exímios músicos.

Os caminhos podemos mudar.

Mas, ainda assim, é importante que você adquira um bom violão para iniciante, mas não é apenas pelo preço que você tem que se basear, existem outros elementos importantes.

E se você ainda não tem um curso de violão para iniciantes, vou deixar aqui a indicação do melhor curso de violão do mercado, clique aqui.

Dicas para escolher o seu violão

A seguir separei mais algumas dicas importantes ara escolher seu primeiro violão.

Modelo

Existem diferentes modelos de violão no mercado, sendo eles:

– Violão Folk (cordas de aço): violão maior, indicado para quem curte rock, pop, sertanejo, etc. Esse violão é bastante verstátil e tem um som com mais volume e mais pendendo para os médios.

– Violão Jumbo (cordas de aço): um violão menor (o rei do rock, Elvis Presley, gostava muito de usar esse tipo). Ele possui um som mais grave e aveludado. É menor e mais adaptável para pessoas de menor estatura.

– Violão Clássico (cordas de nylon ou aço): esse modelo de violão é indicado para quem gosta de tocar mpb, por exemplo. A maioria dos modelos vendidos possui cordas de nylon.

Marcas como Strinberg, Tagima e Giannini oferecem violões com bom custo-benefício para iniciantes.

Tipo de encordoamento

Cordas de aço ou de nylon?

Se você pretende tocar música pop, rock, sertanejo, etc, recomendo o uso de cordas de aço, pois elas dão mais brilho e ajudam também a executar melhor algumas técnicas. Já se o que você quer mesmo é tocar samba, mpb ou música erudita (clássica), o ideal é usar um violão com cordas de nylon, pois são mais confortáveis.

Novo ou usado

Um violão para iniciante que seja razoável fica na faixa de R$ 300 a R$ 400,00 novo. Mas você também pode optar por adquirir um instrumento usado e que esteja em ótimo estado.

Mas atenção: se for comprar um instrumento usado é importante verificar se não há amassados, alguma parte quebrada ou lascada, braço empenado, etc. Esses problemas podem comprometer a sonoridade do instrumento, sem contar que pode ser uma dor de cabeça, pois você gastará muito dinheiro e ele não ficará como precisa. Já vi casos de estudantes que compraram um instrumento problemático e que causava muito desconforto na hora de tocar.

Já se você puder investir em algo bom agora, então vá até uma loja de teste um instrumento e leve um com a sonoridade que te agrade (leve alguém que entenda com você). Algumas marcas boas para quem pretende investir mais são: Cort, Epiphone, Yamaha e Ibanez.

Lembrando que é sempre necessário levar o instrumento num luthier, esteja ele usado ou novo. O luthier fará as regulagens necessárias e deixará o seu violão mais confortável de tocar.

Acesse nossa loja online e peça seu violão, clique aqui.

Conclusão

Não deixe de comprar o seu primeiro instrumento e aprender como tocar violão apenas porque alguém te disse que você tem que comprar um violão caro. Comece com o que você tem ou com o que pode agora. Depois se preocupe em adquirir algo melhor.

O importante agora é ter um instrumento razoável e confortável para iniciar desde já com as suas aulas de violão, sela ele novo ou usado. Não há complicações.

Resumo do Artigo Como Escolher Violão Para Iniciante?

  • Como escolher seu primeiro violão: primeira dica importante;
  • Ok, mas qual violão escolher dentro da minha realidade financeira?;
  • Dicas para escolher o seu violão;
  • Modelo;
  • Tipo de encordoamento;
  • Novo ou usado;
  • Conclusão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *