Qual a idade ideal para aprender a tocar guitarra?

Será que existe essa coisa de idade ideal para aprender a tocar guitarra?

Essa é uma dúvida que já deveria ter sido esclarecida há bastante tempo, no entanto muitos acabam criando uma verdadeira confusão e isso, até mesmo, pode fazer com que o estudante de guitarra ou quem tem interesse em aprender esse instrumento acabe desistindo.

Muitas pessoas tiveram o interesse de aprender a tocar um instrumento musical durante a infância ou adolescência. Aquela música de um cantor ou banda que você curtia e que despertou essa vontade de tocar…mas o tempo passou e você não conseguiu realizar esse sonho de tocar guitarra ou violão, por exemplo.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Há muitos motivos para que essas pessoas não tenham feito um curso de guitarra quando eram mais jovens: falta de recursos financeiros, problemas sérios em sua vida, não tiveram o incetivo e apoio dos pais, falta de coragem para dar o primeiro passo, entre outros.

Será que ainda vale a pena fazer um curso de guitarra? Será que você ainda tem “idade” para isso?

A resposta é um afinado “sim”. Não há isso de idade ideal para aprender a tocar guitarra ou qualquer outro instrumento musical. Para você ter uma ideia, há muitos idosos realizando agora o seu sonho de tocar.

Nunca é tarde para isso. Nunca é tarde para a música, se esse é o seu desejo.

Dizem que podemos nos esquecer dela agora ou percorrer outros caminhos, mas quado a música é mesmo algo importante em nossas vidas, então acabamos voltando para ela. Para muitas pessoas isso é uma maravilhosa verdade.

É realmente lindo poder ler histórias de pessoas que tinham o sonho de tocar quando eram crianças ou jovens, mas deixaram de lado, no entanto anos mais tarde elas realizaram esse sonho.

Nunca é tarde para isso. Nunca é tarde para a música, se esse é o seu desejo.

Dizem que podemos nos esquecer dela agora ou percorrer outros caminhos, mas quado a música é mesmo algo importante em nossas vidas, então acabamos voltando para ela. Para muitas pessoas isso é uma maravilhosa verdade.

É realmente lindo poder ler histórias de pessoas que tinham o sonho de tocar quando eram crianças ou jovens, mas deixaram de lado, no entanto anos mais tarde elas realizaram esse sonho.

Idade ideal para aprender a tocar guitarra: existe idade mínima e máxima para isso?

Não há uma idade mínima para se aprender a tocar guitarra, mas é importante que a criança já esteja numa fase em que seja possível receber e compreender instruções.

Se o seu filho, neto, sobrinho, etc, consegue prestar atenção nas coisas e manter-se focado por, pelo menos, uns 30 minutos, então ele se sairá bem no curso de guitarra.

O aprendizado da guitarra ainda é essencial para que o pequenino consiga tornar-se uma pessoa organizada, disciplinada e pode até melhorar sua interação e comunicação. Sem contar que essa ainda é uma excelente forma dele gastar energias (que possui de sobra).

Mas os pais podem despertar a criança para a música desde cedo: deixando em casa elementos que remetam a ela. Tais como brinquedos musicais, instrumentos infantis, etc. Desse modo, se a criança tiver um interesse pela música e por aprender a tocar um instrumento como a guitarra, então isso se tornará evidente.

Mas é importante que esse despertar não seja forçado, do contrário a criança pode pegar uma antipatia pela guitarra, violão, etc. Ou mesmo pela música em si.

E do mesmo modo que não há idade máxima para aprender a tocar guitarra ou qualquer outro instrumento. Tudo dependerá das suas capacidades físicas mentais. Vale mencionar que a quantidade de pessoas em idade adulta cresce dia após dia.

Sem contar que o aprendizado de um instrumento na fase adulta ou mesmo na terceira idade pode contribuir para a melhora das habilidades cognitivas.

Por tanto, podemos resumir aqui que não há idade ideal para aprender a tocar guitarra elétrica que seja mínima ou máxima, mas tudo dependerá das capacidades existentes em cada casa fase da vida.

Mas há alguma diferença entre aprender guitarra quando criança e quando adulto?

Sim, há uma diferença.

Quando se faz um curso de guitarra online ou presencial ainda criança, você chegará na adolescência ou juventude já com um ótimo desenvolvimento técnico e também teórico.

Mas, na realidade, mesmo que aprender a tocar guitarra nessa fase faça com que essa criança se desenvolva mais rápido musicalmente, aprender guitarra quando adulto tem também suas vantagens. Uma delas é que eles conseguem entender e desenvolver a técnica com mais facilidade.

Acordes com maior abertura dos dedos, pestanas, velocidade para tocar usando palheta, entre outros, ficam mais fáceis para quem possui mãos maiores. Logo, mesmo que se aprenda guitarra quando criança, conforme o tempo passa é que serão aperfeiçoadas algumas habilidades no instrumento.

Não que seja impossível para a criança desenvolver a parte técnica, obviamente que não. Mas para um adulto isso é menos trabalhoso se compararmos ambos.

O que quero dizer, no entanto, é que cada idade possui as suas limitações e em cada idade também há suas “facilidades”, por assim dizer, para a música.

Concluindo

Não há idade ideal para aprender a tocar guitarra elétrica ou qualquer outro instrumento. Claro que, aprendendo desde criança, quando chegar a fase adulta teremos um músico excelente. Mas há como obter essa excelência também quando adulto, mesmo que isso requeira um pouco mais de tempo.

E com os materiais disponíveis como curso de guitarra online, por exemplo, há como tornar esse objetivo mais próximo. Para isso, claro, é importante que você seja uma pessoa disciplinada, organizada e dedicada.

E quando há uma paixão pela guitarra, então nada te impedirá de realizar esse sonho. Há pessoas com 50, 60 e até 70 aos que, ao verem um vídeo de alguém tocando guitarra, sentiram reacender aquela chama que ardia no passado e, agora, estão fazendo um curso de guitarra.

E o que impede você de fazer o mesmo e realizar esse sonho também?

Caso você queira tocar guitarra, mas ainda não teve a oportunidade. Estou deixando aqui nossa indicação do melhor curso de guitarra online, clique aqui e acesse o curso.

Resumo do Artigo Idade Ideal Para Aprender a Tocar Guitarra?

  • Será que ainda vale a pena fazer um curso de guitarra? Será que você ainda tem ¨idade” para isso?
  • Idade ideal para aprender a tocar guitarra: existe idade mínima e máxima para isso?
  • Mas há alguma diferença entre aprender guitarra quando criança e quando  adulto?
  • Concluindo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *