Qual o melhor instrumento musical para iniciar?

Nesse artigo vamos te mostrar qual o melhor instrumento musical para iniciar e quais os motivos para isso.

A música faz parte da nossa vida, pessoas de tudo mundo apreciam essa arte. E boa parte dessas pessoas tem o desejo de aprender a tocar um instrumento. Mas o problema é não saber qual escolher.

E se você nunca teve contato com o aprendizado de música antes, existe um instrumento ideal para sua introdução a musicalização: o violão. Um dos instrumentos mais tocados (senão o mais tocado).

O violão é um dos instrumentos musicais mais fáceis de tocar. Mas a sua facilidade de tocar não é o único motivo dele ser a recomendação perfeita. Há outros atributos dos quais falaremos a seguir.

O melhor instrumento musical para iniciar ainda hoje

Veja a seguir algumas das vantagens de escolher o violão como seu primeiro instrumentos musical.

Preço e comodidade de transporte

Alguns dos motivos do violão ser o melhor instrumento musical para iniciar é porque ele é um instrumento de valor acessível e também “portátil”.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Você pode levar o violão para qualquer lugar e não precisa contar com energia elétrica para usá-lo, ao contrário de uma guitarra (que exigiria um amplificador) ou um teclado, por exemplo. E esse instrumento é também um grande aliado de quem canta.

Com o violão se pode estudar em qualquer hora e em qualquer lugar. Você pode viajar e levar seu violão com você. Pode leva-lo para o trabalho e estudar no horário do almoço (como algumas pessoas fazem) ou leva-lo para o colégio, por exemplo.

Sem contar que, como já mencionado, comparado a outros instrumentos você não precisa gastar com amplificadores, cubos e cabos para poder ligar seu instrumento. O violão pode ser tocado sem a necessidades desses equipamentos e acessórios.

Harmonia e melodia em apenas um instrumento

Esse instrumento musical ainda conta com a vantagem de poder fazer harmonia e melodia. Em outras palavras, você pode tanto fazer solos como acompanhamentos com ele.

Uma flauta doce, por exemplo, apesar de ser também um instrumentos fácil de tocar, permite apenas que você faça melodias. E, também, você não pode tocar e cantar ao mesmo tempo, já que estará ocupado usando sua boca para tocar esse instrumento.

Com o violão você pode tanto tocar e cantar quanto também fazer melodias e acompanha-las com o próprio instrumentos: essa técnica é conhecida como fingerstyle.

Mais simples de tocar

Outro ponto a favor do violão é que ele exige uma habilidade de coordenação menor do que seria se comparado a tocar um piano.

No piano você estará fazendo uma coisa com a mão direita e outra coisa totalmente diferente com a mão esquerda, ou seja, precisa desenvolver essa habilidade de “liberdade e coordenação” para as duas mãos. O que pode demorar um certo tempo para desenvolver.

Com o violão a sua mão esquerda faz os acordes enquanto a mão direita executa as batidas ou dedilhados. E aprender isso não é complicado, muitos conseguem tocar as primeiras músicas em pouco tempo, bastando treino constante.

Mas ainda assim, para tocar violão é necessário desenvolver a coordenação motora. E se você pretende tocar e cantar ao mesmo tempo essa habilidade requer mais atenção.

Para todas as idades

Por fim, tem-se ainda a vantagem de aprender a tocar violão em qualquer fase da vida. Mesmo que você esteja na terceira idade, ainda é perfeitamente possível aprender a tocar violão e ter excelente resultados.

Recomendações importantes

Ainda que o violão seja o instrumento recomendado para você, de acordo com os requisitos apresentados, é importante contar com um bom professor ou método. Pois isso te ajudará a evitar vícios que podem comprometer seus desenvolvimento no instrumento.

Muitas pessoas começam a estudar violão por conta própria, apenas contando com conteúdo soltos na internet.

Com isso, essas pessoas acabam desenvolvendo vícios ou aprendendo coisas de forma errada e para corrigir isso depois é muito complicado, é possível, mas é complicado. E isso se o estrago já não houver sido grande.

Caso você queira tocar violão, mas ainda não teve a oportunidade. Vou deixar aqui minha indicação do melhor curso de violão online, clique aqui e acesse o curso.

Resumo do Artigo Qual o melhor instrumento musical para iniciar?

  • O melhor instrumento musical para iniciar ainda hoje
  • Preço e comodidade de transporte
  • Harmonia e melodia em apenas um instrumento
  • Mais simples de tocar
  • Para todas as idades
  • Recomendações importantes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *