Por que tocar violão? Conheça seus benefícios

Por que tocar violão? Primeiro de tudo, o que sabemos é que tocar violão traz muitos benefícios para sua vida, tanto para sua mente quanto para a sua saúde física também.

Hoje aqui nós reunimos alguns desses benefícios que farão você querer ter esse instrumento como companheiro sempre.

Tocar violão é algo prazeroso

Um dos primeiros benefícios de tocar violão é o prazer que ele proporciona ao executar suas músicas e estilos musicais favoritos. Ainda mais porque é um grande acompanhador do canto e, o melhor, ele pode ser levado para qualquer lugar sem precisar de amplificação.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Na roda de amigos, na sua igreja, num acampamento ou mesmo em casa nos seus dias de descanso, tocar esse instrumento musical é uma atividade realmente prazerosa. E quem toca ou começou a tocar sabe bem disso.

Mas você sabe por que isso acontece?

Um estudo neurocientífico feito pela Universidade McGill, em Montréal, Canadá, relatou que aprender a tocar violão libera no cérebro dopamina e outros hormônios que geram sensação de bem estar e alegria. E quando sua mente está bem isso gera benefícios para sua saúde em geral, seja mental ou física.

É um instrumento simples de se aprender

Bastando ter foco e determinação, em pouco tempo é possível tocar suas primeiras músicas no violão. Dentre todos os instrumentos musicais, ele é um dos mais fáceis de aprender, não importando qual seja sua idade.

E mesmo que você já tenha estudado violão antes, mas, por algum motivo, parou, poderá retornar os estudos e conseguir melhorar.

Melhora sua pressão arterial

Você sabia que aprender a tocar também pode te ajudar a controlar a pressão arterial? Isso foi o que concluiu um estudo feito na Holanda.

Segundo o estudo, tocar violão por pelo menos 1 hora e 40 minutos todos os dias ajuda a diminuir a pressão e também o ritmo cardíaco. Logo, pessoas mais idosas ou com pressão elevada terão no violão um aliado e tanto para sua saúde cardiovascular.

Tocar esse instrumento melhora sua atividade cerebral

Tocar violão ajuda a melhorar a sua atividade cerebral. Não vamos nos aprofundar muito nisso aqui, pois já fizemos um artigo completo falando dos benefícios de tocar um instrumento para o cérebro. Você pode conferir o artigo aqui: o poder da música para o cérebro.

Ideal para quem canta

Para quem canta, encontrará no violão um aliado para o seu canto. Se você acompanha o mundo musical, sabe que quase todos os cantores tocam violão. Sendo que alguns deles até mesmo se apresentam cantando e tocando em alguns de seus shows (muitos, em todos eles).

Mas você sabia que aprender a tocar esse instrumento pode te ajudar a aprimorar seu canto? Em outras palavras, te auxilia a melhorar a afinação, o ritmo, coordenação, entre outras coisas.

Ajuda a controlar o estresse

Outro dos benefícios de tocar violão é que isso ajuda a controlar o estresse, sendo esse um benefício cientificamente comprovado.

Um estudo, feito pela Universidade de Loma Linda, na Califórnia (Estados Unidos), com conjunto com a Escola de Medicina e de Biossistemas Aplicados concluiu que tocar um instrumento musical ajuda a reduzir de forma significativa os níveis de estresse.

Logo, naqueles dias em que você estiver de “cabeça quente”, experimente tocar seu violão para conseguir relaxar.

Auxilia no alívio das dores

Ainda vale mencionar que em muitos lugares tem sido adotado o uso da musicoterapia, que é uma técnica que utiliza a música (seja tocando ou escutando-a) para tratar pacientes com diferentes tipos de doenças.

Inclusive, pessoas com depressão têm feito uso dessa terapia para conseguirem tratar a doença. Além disso, melhora a concentração, o humor, etc.

Essa é um tratamento que pode ajudar tanto no alívio das dores psicológicas quanto das dores físicas também, pois ajuda a sua mente a se descentralizar da dor, focando no sentimento de prazer e felicidade que a música lhe traz.

Existem muitos benefícios em se aprender um instrumento musical. E a seguir conheceremos os 5 benefícios em tocar um instrumento musical.

Melhora sua socialização

Mesmo uma pessoa tímida, com a ajuda da música é possível melhorar a sua socialização. Por exemplo, quando aprendemos a tocar violão isso nos ajuda a ter assunto para discutir com outras pessoas que já toquem ou estejam também aprendendo a tocar.

Você lida com pessoas com os mesmos interesses que você, podendo até mesmo tocar junto com elas.

E isso tudo influi de forma positiva no desenvolvimento da sua socialização. Com o tempo, outros temas virão e será muito mais fácil conseguir “papear”.

Outra coisa legal é que tocar um instrumento pode melhorar sua forma de trabalhar em grupo.

No entanto, como muitas pessoas que tocam acabam montando uma banda ou mesmo tocando nos grupos da igreja, por exemplo, será necessário se unir em prol de um propósito que é fazer boa música.

Portanto, você ainda aprende a ser mais responsável, pois terá que participar de ensaios e manter presença de forma regular. Ou seja, terá mais disciplina.

Caso você queira tocar violão, mas ainda não teve a oportunidade. Vou deixar aqui minha indicação do melhor Curso de Violão Online.

Resumo do Artigo Por Que Tocar Violão?

  • Tocar violão é algo prazeroso
  • É um instrumento simples de se aprender
  • Melhora sua pressão arterial
  • Tocar esse instrumento melhora sua atividade cerebral
  • Ideal para quem canta
  • Ajuda a controlar o estresse
  • Auxilia no alívio das dores
  • Melhora sua socialização

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *