3 principais ERROS de iniciantes no violão

Esses três principais erros cometidos pelos iniciantes no violão podem comprometer tanto sua evolução como sua musicalidade. A iniciação no violão é marcada por muitas dificuldades e por erros também.

No entanto, a boa notícia é que eles podem ser evitados ou mesmo corrigidos.

E hoje eu separei 3 desses principais erros que muitas pessoas que estão aprendendo a tocar violão cometem. Veja como se livrar deles e melhorar seu modo de tocar.

1 – Falta de dinâmica

Um dos principais erros que podem comprometer a sua musicalidade no violão é não fazer uso da dinâmica.

Mas o que é a dinâmica no violão?

Obviamente você tem um cantor favorito, como quer aprender a tocar violão, deve ter alguém que te inspira.

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Você já notou como ele canta?

Como há momentos que o cantor ou cantora, canta com mais intensidade e outros em que canta de modo mais suave? Isso é a dinâmica na música. Mas não estamos falando de volume, mas sim de intensidade (pois esse cantor pode cantar um trecho da música de modo suave contudo bastante “alto”).

No violão essa dinâmica é bem parecida: há momentos em que você executa um solo ou batida de modo mais intenso e há momentos em que executa alguma mais suave.

Você também já deve ter ouvido alguém tocar violão, certo? Alguém que te deixou admirado pelo seu modo de tocar?

Assista esse vídeo de “fingerstyle”, verá que quase o tempo inteiro ele está usando a dinâmica enquanto executa um música.

Isso é o que algumas pessoas chamam de “dar sentido a música” ou mesmo “dar sentimento para a música”. É isso também que diferencia o “executar” do “interpretar”. Portanto, a dinâmica é algo importantíssimo para quem quer aprender a tocar violão.

Mas como fazer isso?

Comece treinando tocando algumas partes da música com mais intensidade e outras com mais suavidade. Mas em outras partes você pode experimentar manter a intensidade, por exemplo.

2 – Ficar dependente de cifras

Se você ficar dependente de cifras, então nunca conseguirá desenvolver sua musicalidade, sua percepção musical, enfim.

No começo da sua jornada é compreensível que você se apegue as cifras, mas depois de um certo tempo é necessário que seu ouvido esteja desenvolvido e você passe a tirar músicas de ouvido, mesmo que de modo simplificado.

Para começar, você pode pegar músicas mais simples e tentar cifrá-las e, aí sim, usar as cifras prontas apenas para fazer essa “correção”, para ver se você conseguiu cifrar a música direitinho ou ao menos uma parte dela. Vá treinando assim, pois esse sim é um modo eficiente de usar as cifras (pelo menos até um certo tempo).

3 – Não levantar os dedos da mão esquerda ao montar os acordes

Muitos que estão aprendendo a tocar violão cometem esse erro com frequência. Devido a isso as notas acabam não soam como deveriam ou, quando soam, por eles esbarrarem nas outras cordas, a sonoridade fica muito estranha.

Pode parecer algo um tanto quanto simples, mas montar os acordes de maneira correta é extremamente importante. E essa preocupação com o posicionamento dos dedos é um detalhe que faz toda a diferença.

Já me deparei com muitos iniciantes no violão que cometiam esse erro e quebravam a cabeça tentando entender o motivo pelo qual os acordes ficavam com uma corda abafada ou com um som trastejado. Bastando fazê-los se atentarem para esse simples detalhe e, como passe de mágica (nem tanto assim), a sua sonoridade melhorou bastante.

Quando você monta o acorde de D (ré maior), por exemplo, não deve encostar nas cordas com a parte de baixo dos dedos, mas com a “cabeça” dos dedos, por isso que as unhas dessa mão precisam estar bem curtinhas, pois assim você consegue deixar os dedos numa posição mais “em pé”, com as unhas quase encostando na escala do braço do violão. Assim:

Obviamente que existem muitos outros erros que os iniciantes no violão podem cometer. Mas nós separamos aqui apenas alguns dos principais e que podem comprometer tanto a sua musicalidade quanto o seu progresso no instrumento e o seu desenvolvimento como músico também.

Se você quer mesmo aprender a tocar violão e tocar bem, então é importante se atentar para esses principais erros e tentar corrigi-los.

Caso você queira tocar violão, mas ainda não teve a oportunidade. Vou deixar aqui minha indicação do melhor curso de violão online, clique aqui e acesse o curso.

Resumo do Artigo 3 Principais ERROS de iniciantes no violão

  • 1 – Falta de dinâmica
  • 2 – Ficar dependente de cifras
  • 3 – Não levantar os dedos da mão esquerda ao montar os acordes

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *