Quais os desafios de tocar um instrumento musical?

Para você que iniciará no mundo da música, é importante conhecer os desafios de tocar um instrumento musical.

Sim, eles existem. E até mesmo para quem já toca há algum tempo. Mas esses desafios variam de pessoa para pessoa.

E hoje aqui falaremos sobre os principais e os que podem comprometer seu desenvolvimento musical, caso não sejam enfrentados e solucionados.

Falta de tempo

Esse é um dos principais desafios de tocar um instrumento musical (para muitos até o maior desafio).

A falta de tempo faz com que muitos não consigam evoluir no aprendizado do instrumento musical escolhido.

Mas por que isso?

Ao aprender a tocar violão, por exemplo, é necessário estudar e praticar diariamente (ou ao menos 6 vezes por semana). Mas as pessoas que sofrem com a falta de tempo acabam estudando quando dá:

– “Hoje eu estudo 1 hora. Amanhã eu não consigo tempo, depois também não, mas no domingo eu compenso e estudo umas 2 horas.”
O estudo diário é o que te fará progredir no instrumento, não estudar 2 ou 3 horas uma vez por semana.

Estude ao menos 10 ou 15 minutos por dia. Isso é muito melhor do que deixar para estudar 2 horas no domingo.

Não encontra tempo? Veja se o problema não são suas prioridades.
Talvez você esteja dedicando muito tempo a alguma atividade e poderia reduzir esse tempo, fazendo sobrar para conseguir estudar:

– Você pode assistir apenas um episódio da sua série favorita e dedicar esses outros minutos (ou horas) para estudar seu instrumento musical, por exemplo;

– Ou quem sabe poderia estudar durante seu horário de almoço?

– Talvez acordar um pouco mais cedo e estudar antes de ir estudar ou trabalhar?

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Facebook

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no Twitter

Compartilhe Esse Artigo Com Seus Amigos no E-MAIL

Não contar com um cronograma de estudos

No começo pode até ser fácil saber o que precisa estudar: uns exercícios para desenvolvimento das mãos, coordenação, etc.

Mas e depois? O que estudar? Como organizar o seu tempo de estudos? O que estudar hoje?

O cronograma de estudos ou roteiro de estudos é uma das coisas mais importantes na vida de qualquer estudante de música. E quando digo “estudante de música” não me refiro apenas aos iniciantes, mas também aos intermediários e avançados.

Se você não contar com um cronograma, poderá ficar “estagnado” no estudo do seu instrumento.

Num curso é possível contar com esse cronograma ou roteiro de estudos, já que ali você tem acesso a uma metodologia estruturada, com foco no seu desenvolvimento, ou seja, há um caminho traçado.

Mas, ainda assim, é importante que você também faça uma análise das suas dificuldades ao tocar violão, guitarra, teclado, etc. Assim saberá quais temas precisa estudar mais e o que precisa praticar mais.

Adotar vícios ao aprender a tocar sozinho e não saber para onde ir

Por exemplo, quem tenta aprender a tocar violão sozinho, especialmente vendo vídeos soltos na internet, pode acabar desenvolvendo vícios.

E isso porque nesses vídeos não há um foco em ensinar as técnicas usadas, o correto posicionamento das mãos, a posição do corpo, quando de pressão colocar nas mãos, etc. Afinal de contas um vídeo foca apenas em um conteúdo, que geralmente é algo básico.

Outro problema é que quem estuda sozinho não sabe para onde ir, o que estudar a seguir, etc.

Por isso que é sempre importante contar com um método de estudos, assim você sabe o que fazer e também o que não fazer.

Caso você queira tocar guitarra, mas ainda não teve a oportunidade. Estou deixando aqui nossa indicação do melhor curso de guitarra online, clique aqui e acesse o curso.

As distrações que o rodeiam

Hoje em dia procrastinar é uma das coisas mais fáceis do mundo, especialmente com tantas distrações: jogos, redes sociais, vídeos de humor no Youtube, entre outros.

E como muitas pessoas usam o celular enquanto estão estudando, seja para usar o aplicativo de metrônomo ou mesmo acessar uma cifra, fica ainda mais fácil perder o foco, já que um dos “vilões” do seu estudo estará bem na sua frente.

Mas o que fazer para evitar as distrações?

Se você usa o celular para estudar, coloque ele no modo vibratório e desative as notificações (a não ser que seja algo realmente urgente). Estude num lugar tranquilo, longe da televisão, do videogame e onde as pessoas não transitem, assim você não se distrai.

Dedique àquela hora (ou minutos) somente ao seu instrumento.

A desmotivação

Um dos grandes (e perigosos) desafios de tocar um instrumento musical é a desmotivação. Numa determinada altura da sua jornada musical, pode chegar o momento em que você se deparará com ela.

E isso pode ser devido a não conseguir prosseguir num tema ou treino ou mesmo por começar a pensar que não irá conseguir.

É importante mencionar isso aqui para que você saiba que isso é algo perfeitamente normal. Muitos músicos passaram por isso, mas desistiram do seu sonho de tocar o seu instrumento favorito.

Mas você pode contornar isso tendo perseverando e praticando diariamente. Estude as músicas que você gosta e tenha seu objetivo sempre em mente: seja o sonho de tocar e cantar, e participar de uma banda, de tocar na igreja, de gravar suas músicas, etc.

Resumo do Artigo Quais os desafios de tocar um instrumento musical?

  • Falta de tempo
  • Não contar com um cronograma de estudos
  • Adotar vícios ao aprender a tocar sozinho e não saber onde ir
  • As distrações que o rodeiam
  • A desmotivação

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *